6 de jan de 2011

CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL VISITA O VALE DA FARTURA

No dia 14 de agosto de 2010 o Instituto Fauser organizou o V módulo do Curso de Gestão e Educação Ambiental da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CT-EAMS) do Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS), onde estiveram presente 32 pessoas.

O curso iniciou-se no Bar do Beto, com a apresentação da proposta do Módulo pelo Psicólogo William de Oliveira Em seguida, tiveram a palestra sobre Técnicas e Práticas de Conservação de Solo e Preservação de Recursos Hídricos pelo Prof. Dr. Vicente de Jesus Carvalho.

Logo após a Pesquisadora Jr. Lidiane Assis Santos Ex-jovem do PJ-MAIS e Colaboradora do IHHF falou sobre a prática de educação ambiental na formação de multiplicadores do Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, o jovem Pesquisador Jr. Pedro Paulo Barbosa colaborador do IHHF e idealizador do Viveiro-Escola Raiz do Aprender apresentou o seu Projeto “Potencial de um Viveiro-Escola como Fomento para Educação Ambiental e Reflorestamento de Áreas Ciliares.

Para finalizar a parte da manhã a Turismóloga Elaine Cristina Nogueira Técnica da oficina de Turismo Sustentável do PJ-MAIS apresentou o Projeto “ Implantação de trilhas em pequenas propriedades rurais em áreas de proteção permanente da Micro Bacia Hidrográfica do Vale do Fartura” – Paraibuna – SP. Após a palestra da Elaine, o almoço de gastronomia caipira tradicional foi servido para os participantes.

Durante o período da tarde os integrantes do grupo conheceram as duas propriedades aonde vem sendo executado o projeto de Turismo Sustentável do Roteiro Tradição e Frutas Nativas da Mata Atlântica.

O grupo foi dividido em dois e fizeram as visitas alternadas nas propriedades, no Sítio JJ à monitoria foi feita pelo jovem Lucas Prado que explicou a história do sítio e como é feito o processo de fabricação da cachaça, sempre acompanhado pelo Sr. Joaquim proprietário do sítio.

No Sitio do Bello a monitoria foi feita pelo jovem Lucas Henrique, acompanhado do responsável pelo sítio o funcionário Donizete, durante a visita conheceram o viveiro de mudas, passearam pela Trilha Sucupira e conheceram a Sala de Manipulação das frutas onde são preparadas as polpas.

Para encerrar a visita todos voltaram para o Sitio JJ onde foi instalado um ponto de venda com produtos das duas propriedades, organizado pela Técnica Suzanne e o Jovem Luiz Guilherme.

Texto: Elaine Nogueira

NECD: William de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário