6 de jan de 2011

SESC CONSOLAÇÃO: TURISMO EM PARAIBUNA

O Instituto H&H Fauser por meio do Roteiro Tradição e Frutas Nativas da Mata Atlântica coordenada pela Oficina de Turismo Sustentável recepcionou o grupo de 42 paulistanos para visita organizada pelo SESC Consolação no dia 30 de outubro de 2010.

O Passeio foi organizado por ocasião do projeto Dia Mundial do Turismo - Viagens na minha terra... que teve o objetivo de comemorar esse dia realizando uma programação que apresentasse ao público "a importância da conservação da sociobiodiversidade, promovendo uma reflexão sobre a inclusão da perspectiva humana no ambiente natural e sobre as relações socioculturais ali inseridas".

Capa do Caderno de Programação do Projeto

O grupo foi recepcionado às 9h para o café da manhã no Mercado da Suzana. Após o café o jovem Pedro Barbosa e a técnica Elaine Nogueira acompanharam o grupo até o Sítio do Bello, o empreendimento destaque da visita.

Programação do SESC CONSOLAÇÃO para visita em Paraibuna

A chegada ao sítio aconteceu às 11h onde o monitoria organizou três grupos de acordo com o perfil do público: o primeiro fez uma trilha longa por entre as árvores de frutíferas até o rio Fartura, monitorados pelo jovem Pedro Barbosa e o proprietário do sítio Douglas Bello, o segundo grupo fez uma trilha média por entre as árvores frutíferas monitorados pela técnica Larissa Faria e o funcionário do sítio Donizete, o terceiro grupo que tinha dificuldade em caminhar permaneceu na área de recepção do Sítio do Bello, acompanhado pela técnica Suzanne Fauser.

Em seguida por volta do 12h30 min. o grupo foi almoçar no Bar do Beto onde pode experimentar o prato tradicional da cidade (fogado), e como sobremesa provaram a bananinha Paraibuna.

No período da tarde às 14h o grupo foi para o centro da cidade, passou pela Praça da Matriz onde pode apreciar os Casarões e conhecer o interior da Igreja Matriz de Santo Antônio de Paraibuna.

Visita ao Centro Histórico e à Igreja Matriz

Seguiram para o Largo do Mercado, conheceram um pouco mais da história da cidade e puderam apreciar o artesanato e as delícias de Paraibuna.

Por volta das 16h na Cozinha Caipira foi oferecido o café do "Chão Caipira" servido pela D. Irene e pelo Sr. Bernardo, no mesmo local também foi montado um espaço do artesanato, a organização do local ficou sobre responsabilidade do Técnico Wiliam de Oliveira e do jovem Luiz Guilherme.

Mesa Farta do Café Chão Caipira

Dona Irene e Sr. Bernardo - Tradição do Café no Fogão de Lenha

Ao terminar o café foi feito um sorteio de brindes oferecidos pelos empreendimentos por onde o grupo passou.

Sandra Claro e Malu no Ponto de Venda de Artesanato


Para finalizar o passeio, o grupo pode conhecer e fazer suas compras no Armazém Sabores de Paraibuna, loja da famosa empresa Bananinha Paraibuna.

Texto: Elaine Nogueira - Turismóloga

Fotos: Lucas Henrique - Jovem PJ-MAIS

NECD: William de Oliveira - Psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário