6 de jan de 2011

VISITA DE UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA

No dia 10 de setembro fizemos a monitoria no Sitio do Bello e do JJ para um grupo de alunos da Università degli Studi di Scienze Gastronomiche (criada em 2004 pelo Slow Food internacional com colaboração da região Piemonte e Emília Romana).

Apesar de a Faculdade ser Italiana o grupo era formado por pessoas de várias nacionalidades, tinha um Queniano, um Indiano, duas Alemãs, e doze Italianos, mais quatro brasileiros. A vinda do grupo para Paraibuna foi organizada pelo Convívio São Paulo do Slow Food.

Chegando ao sítio do Bello foi servido café caipira com bolo de fubá e pão de queijo mais os produtos do sitio como suco de Cambuci entre outros, geleias e mel.

Depois do café o grupo foi guiado pelo Douglas Bello proprietário do Sitio e o Jovem Lucas Henrique pela Trilha Sucupira que vem recebendo melhorias baseados no Curso de Manejo de Trilhas do Waldir Joel oferecido pela Reserva da Biosfera. Em seguida eles passaram pelo pomar de frutíferas da propriedade, conhecendo alguns frutos de Cambuci, fruta do lobo e cabeludinha.

Em seguida fomos para o Sitio do JJ onde os jovens Thais e Vitor, fizeram a monitoria explicando o processo de fabricação da cachaça. Os visitantes puderam, também, comprar vários produtos do Sitio JJ como cachaça do Jotinha e da Marvada Neide, rapadura e açúcar mascavo no ponto de venda organizado pelo jovem Felipe.

Para finalizar o passeio eles almoçaram no Mercado da Suzana onde foi servida comida caseira feita no fogão de lenha , com direito a rede para uma sesta depois do almoço.

Para saber mais sobre a visita, acesse a reportagem da nutricionista NEIDE RIGO no blog COME-SE. Clique Aqui.


Texto: Elaine Nogueira

Fotos: Lucas Henrique

NECD: William de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário