20 de set de 2012

CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL VISITA O VALE DA FARTURA II


                   No dia 15 de setembro o Instituto H&H Fauser organizou o VII módulo do Curso de Gestão e Educação Ambiental da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CT-EAMS) do Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS), onde estiveram presentes 24 pessoas.
           O curso iniciou-se no Sitio JM (Messias) com a apresentação da proposta do Módulo pela coordenadora Larissa Neli. Em seguida, tiveram a palestra sobre Técnicas e Práticas de Conservação de Solo e Preservação de Recursos Hídricos ministrada pelo Prof. Dr. Vicente de Jesus Carvalho.



               Logo após o Coordenador Geral do PJ-MAIS Carlos Alberto da Silva Filho falou sobre a prática de educação ambiental na formação de multiplicadores do Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
             Mostrando-lhes que diretamente e indiretamente o Programa ajuda o jovem a orientar-se na parte social e no mercado de trabalho. Fazendo com que eles tenham um propósito profissional e social ao longo de sua carreira se tornando um multiplicador dos conceitos, aprendidos no curso.


Em  seguida a coordenadora dos Projetos Especiais Susanne Fauser falou sobre árvores frutíferas nativas, gerando renda ao pequeno produtor.

                        
              Durante o período da tarde os integrantes do grupo conheceram as duas propriedades Sítio JJ E Sítio do Bello, onde vem sendo executado o projeto de Turismo Sustentável do Roteiro Tradição e Frutas Nativas da Mata Atlântica. 
             Formando apenas um grupo fizeram uma visita alternada nas propriedades.
            No Sítio JJ à monitoria foi feita pelo jovem Fernando Martins que explicou a história do sítio e como é feito o processo de fabricação da cachaça, acompanhado por uma funcionária do Sítio.


            Ao final da monitoria foi aberto um ponto de vendas organizado por Susanne  Fauser.


           No Sitio do Bello a monitoria foi feita pelo jovem Lucas Bittencourt, acompanhado do responsável pelo sítio o funcionário Donizete, durante a visita conheceram o viveiro de mudas, passearam pela Trilha Sucupira e conheceram a Sala de Manipulação das frutas onde são preparadas as polpas.

    
      



           Logo após foi aberto um ponto de venda organizado pelas jovens Emilli e Iasmim usando os produtos fabricados pelo Sítio.



  Texto: Lucas Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário