10 de out de 2012

SÍTIO JJ-VISITA TÉCNICA



 

Em uma visita técnica ao Sítio JJ (José Joaquim) que ocorreu no dia 26/09, o PJ-MAIS (Programa de Jovens Integração Social) núcleo Paraibuna, levou cerca de 65 jovens para conhecer o processo da de fabricação de produtos a base de cana-de-açúcar ( melado, rapadura e açúcar mascavo, etc.).
No período da manhã com o polo Espírito Santo, o grupo foi recepcionado pelos jovens Lucas Bitencourt e Carol, levando-os até a praça de alimentação. Em seguida a jovem Elizabeth (Beth) elaborou uma dinâmica de interação para que os jovens guardassem os nomes de todos e se interagissem.

Após isso o dono do sítio José Joaquim (JJ) passou os seus conhecimentos sobre o local.
Apresentou os dois tanques, sendo uma piscina natural que ele próprio teve a idéia de construir e o outro um lago. Depois mostrou os locais que foram reflorestados através do Programa Mata Ciliar, com árvores nativas e frutíferas.


Logo após todos foram para o alambique para conhecer o processo de fabricação de produtos base de cana-de-açúcar desde o corte, passando pela fermentação das dornas, seguindo para fervura e pela serpentina, e finalmente o produto pronto.


Explicou também sobre o processo da fabricação do melado, açúcar mascavo e da rapadura e que todos tem um ponto e modos diferentes de se fazer.


No final da visita fizeram uma avaliação sobre o local e houve e um pequeno sorteio com os produtos sem álcool.

Texto: Lucas Bitencourt

Um comentário:

  1. Parabéns para todos da equipe do Instituto Fauser que realizam um trabalho excelente na formação de jovens e no fomento do turismo de base comunitária no município de Paraibuna.
    William de Oliveira - Psicólogo

    ResponderExcluir