14 de mar de 2014


III Seminário de Educação Científica- Paraibuna SP


   A expectativa para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia está grande,  e como o dia para a viagem está se aproximando o frio na barriga também está aumentando .
   Nessa ultima Terça Feira ,dia 11-03-2014 ,os selecionados para a feira passaram por sua primeira prova; apresentaram seus projetos no seminário local de Iniciação Científica, e contaram com a presença dos familiares, amigos, professores da escola EE “Dr Cerqueira César” e  o vereador e ex participante do PJ-MAIS Paraibuna, Diego Luiz da Silva Pereira.
  Contaram também com a apresentação de outros dois projetos de conclusão de jovens formados no PJ.
  O Seminário teve como orador o já experiente em eventos do Instituto H&H Fauser o nosso querido Pedro Paulo Gonçalves (PJ-Formado)  e com a parceria da Flávia Cardoso Grotto que está cursando o 3º módulo do PJ-MAIS.
  A Coordenadora dos projetos e da  oficina de Iniciação Científica Milena Antunes de Camargo Mendes fez a abertura do seminário e logo após foi exibido o vídeo  sobre a oficina elaborado para a captação de recursos para a  viagem dos jovens a Febrace  via  site  do  Catarse : http://catarse.me/pt/alemdovale
   Começaram então as apresentações; o primeiro projeto foi o LOUCOS LOCAIS - EVENTO SOCIAL E INTEGRAÇÃO DE JOVENS a  Pesquisadora Júnior Tamiris  apresentou seu projeto e com muita propriedade falou do resultado e importância das atividades extracurriculares para os jovens no aumento de uma vida saudável e de respeito com a comunidade onde vivem .
   Em seguida os jovens Júlia e Júlio com uma desenvoltura natural mostraram a todos os presentes o projeto sobre o Grupo Escoteiro Paraibuna e como é importante incentivar a pratica em nosso município, como seus princípios se alinham com a preservação do meio ambiente e a cidadania, concluíram então com todos os problemas que o grupo tem passado ultimamente e a necessidade de motivar politicas publicas, participação de empresas e da comunidade para que se possa dar continuidade a essa essencial atividade para jovens e crianças.
  A Pesquisadora Junior Bruna Rodrigues apresentou seu projeto que nomeou como Animacão, um projeto que vai de encontro tanto com o Estatuto do Idoso quanto com a proteção e direito dos animais domésticos. Falando sobre adoção de animais domésticos e principalmente sobre a influencia que atendimentos frequentes usando o afeto animal podem causar na melhoria da qualidade de vida dos idosos do Lar Vicentino.
   Já Luana, Vitória e Rayza apresentaram a pesquisa que fizeram com os restaurantes do centro da cidade, Rodovia dos Tamoios e também com livros e o culinarista João Rural, tudo isso com a finalidade da Valorização da Comida Típica Caipira em Paraibuna, concluindo que hoje a comida caipira não tem o devido reconhecimento  que poderia ter em nosso município e o quanto isso é importante para fortalecimento de nossas identidades.
   Por fim Bruno e William apresentaram o projeto História e Impactos Sociais causados pela construção da barragem da represa do Paraibuna- Paraitinga, no qual entrevistaram ex moradores das áreas alagadas de Paraibuna, Natividade da Serra e Redenção da Serra, pesquisa na qual descobriram toda a importância de preservar a memória e identidade de um povo e como a construção de barragens pode causar mudanças bruscas e drásticas na vida das pessoas.
  Logo após a presentação dos projetos  o vereador Diego expressou todo seu contentamento com o PJ-MAIS em Paraibuna, e como foi importante para sua vida ter participado do Programa de Jovens ainda que por pouco tempo.
   Então o Coordenador Geral do PJ-MAIS Paraibuna expressou seu contentamento com o evento e o desemprenho dos jovens.
     Todos os presentes puderam deliciar após o seminário o delicioso e já tradicional em nossos eventos  “Café Caipira da dona Irene e seu Bernardo”.
         Agora os meninos e meninas do PJ-MAIS estão na reta final, corrigindo monografia, preparando materiais para o stand, arrumando as malas, as atividades não param ,e vão todos rumo a FEBRACE, passar cinco dias imersos em muito conhecimento a ser compartilhado e recebido.  
Muita luz a todos.


PATROCINADORES:
   


Larissa Neli Faria
Coordenadora Pedagógica
Instituto H&H Fauser

Nenhum comentário:

Postar um comentário