28 de abr de 2014

JOVENS DA ESCOLA MIGUEL CERVANTES VISITAM PARAIBUNA COM AGENCIA TERRA NATIVA

No dia 22 de abril de 2014, 54 jovens, 04 professores da Escola Miguel Cervantes da cidade de São Paulo e 4 monitores da Agencia Terra Nativa estiveram visitando nossa cidade, os jovens ficaram um dia em Paraibuna, e depois seguiriam para Paraty onde continuariam o passeio por mais três dias.


          Em Paraibuna a turma dividiu-se em dois grupos: o primeiro foi direto para a Usina Hidrelétrica da Cesp para aprenderem sobre energia e o outro grupo ficou na cidade para o City Tour, depois vice-versa..
A monitoria na parte da manhã foi feita pelo jovem Júlio Costa, e pelos jovens do projeto “Poluição das Águas” : Lucas Oliveira e Franciele, e pelas turismólogas Elaine Nogueira e Susanne Fauser.
        O passeio teve inicio na Fonte Luminosa, passaram pela Bica D Água, depois seguiram para o Largo do Mercado, conheceram a história do Mercadão e da Praça.





Em seguida os jovens seguiram para a Praça da Matriz onde tiveram a chance de apreciar os Casarões Antigos e conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio.



Visitaram a Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, onde foram recebidos por Claudio Queiroz que explicou os projetos e atividades desenvolvidos pela instituição, e por Sebastião Augusto Pedroso que falou sobre sua historia em quadrinhos criado para ilustrar seu trabalho “Poluição das Águas”.



      Passaram ainda pela Praça do Rosário onde puderam observar  os Prédios do fim do século IX, começo do século XX: Igreja do Rosário, Santa Casa de Misericórdia e Instituto Santo Antônio.



Para finalizar a parte da manhã visitaram um dos pontos turísticos mais conhecidos da nossa cidade o Portal do Cemitério, que mais uma vez causou polêmica e curiosidade.
Na hora do almoço os dois grupos se encontraram no Restaurante Caetê.



Durante o período da tarde inverteram os grupos um vindo para a cidade e o segundo grupo seguiu para a Usina Hidrelétrica da CESP. Ao chegar à cidade a monitoria foi conduzida  pelos jovem Júlio Costa, e pelos jovens do projeto “Poluição das Águas”  Lucas Oliveira e Lucas Rogério  e pelas Turismólogas Elaine Nogueira e Susanne Fauser, esse grupo com um pouco mais de tempo pode passar também pela sorveteria Casalinda, entrar no Cemitério e conhecer a Capela de São Miguel.


Para terminar a visita Lucas Oliveira cantou para os jovens a musica que "Cidade é Essa " parte do seu projeto.


Texto: Elaine Nogueira
Fotos: Franciele e Lucas Rogério

Nenhum comentário:

Postar um comentário