4 de abr de 2014

VISITA TÉCNICA SESC SOCIAL CRIANDO NOVOS ROTEIROS



    A Gerência de Programas Socioeducativos da Coordenação de Turismo Social do SESC esteve visitando Paraibuna nos dias 08 e 09 de janeiro com o objetivo de conhecer o potencial turístico e os produtos, para a criação de novos roteiros. Estiveram presentes, nesta visita, 5 pessoas, entre elas Silvia Hirao da Coordenação Geral do SESC Social São Paulo, uma representante do SESC Consolação, uma representante do SESC Santo André, um fotografo e uma jornalista responsável pelo registro da visita.

Dia 08 de janeiro de 2014
A visita teve inicio no escritório do Instituto H&H Fauser onde foi apresentado para o grupo o PJ-MAIS e o trabalho que vem sendo desenvolvido com os jovens na cidade.  Estiveram presentes Elaine Nogueira, Susane, José Vicente e o jovem Fernando Martins. Como “Saco vazio não para em pé” o grupo foi almoçar no Restaurante Caetê mais uma opção de atrativo não somente como alimentação, mas também pelo espaço e pelo trabalho que o proprietário Denis vem desenvolvendo sobre Observação de Pássaros.


No período da tarde o grupo conheceu o Vale da Fartura, onde visitou o Sitio JJ que vem trabalhando a mais de vinte anos com a produção de cachaça artesanal, em seguida foram para o Sitio do Bello, conheceram o inicio da Trilha Sucupira, andaram pelo pomar de frutíferas e experimentaram alguns  sucos de frutas nativas.



Para finalizar o dia conheceram o Sitio JM, onde foram recebidos pelo proprietário Messias, com um cafezinho caipira e que  falou sobre suas ideias, projetos e sua vontade de trabalhar com alimentação servindo uma comida típica da região.



Dia 09 de janeiro de 2014


O dia teve inicio com um City Tour. Estiveram  presentes os membros da Equipe do Instituto H&H Fauser Susanne, Larissa, Elaine e o jovem Fernando Martins, a primeira parada foi na Praça da Matriz onde puderam conhecer a Igreja de Santo Antônio e a Fundação Cultural, logo após seguiram para a Praça do Mercado onde conheceram um pouco mais da história de Paraibuna 

No Mercado Municipal conheceram e puderam comprar alguns produtos típicos da nossa região.
Em seguida partiram para o Mercado Suzana onde foram recebidos com um “Café Caipira” servido no fogão a lenha.

Passaram pelo Pesqueiro Mandizeiro, às margens do Rio Paraíba do Sul,  onde tiveram a oportunidade de serem recepcionados pelo proprietário Marcelo, que falou sobre o local e a possibilidade de se criar eventos no espaço como serenatas e rodas de viola.
Depois tiveram a oportunidade de conhecer o espaço “Pesqueiro e Restaurante Bem Bolado”, com vista espetacular para o Lago da Represa de Paraibuna, formada pelos Rios Paraibuna/Paraitinga. 



Para finalizar a visita foram conhecer os espaços possíveis de hospedagem:  Pousada Iguatiba, Pousada Recanto dos Pássaros e Hotel Vila de Luca.

  Texto: Elaine Cristina Nogueira       Fotos: Dalmir SESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário