26 de jun de 2014

Grupo de terceira idade de São Bernardo conhece Paraibuna.

No dia 25 de maio de 2014, trinta e quatro pessoas de São Bernardo visitaram a cidade de Paraibuna, eles vieram para conhecer as frutas nativas, a gastronomia local e o Centro Histórico da Cidade


.
            Os turistas chegaram por volta das 9h, foram recepcionados pela Turismóloga Elaine Nogueira, Susane Fauser Coordenadora de Projetos Especiais do Instituto H&H Fauser e o jovens Pedro Barbosa na “Praça  Fonte Luminosa”.


            
A visita teve inicio com o City Tour, a primeira parada aconteceu na Bica D`Aguá em seguida foram para o Mercadão Municipal onde as pessoas puderam comprar produtos típicos da região, tomar um cafezinho e comer o Pastel do Manezinho, tiveram uma grata surpresa de encontrar no local o Culinarista João Rural que fez uma breve apresentação do seu trabalho, as surpresas não pararam por ai pois estava acontecendo neste dia a Domingueira da Viola, onde puderam assistir a apresentação do “Grupo Chão Caipira”.


Depois seguiram para a Praça da Matriz onde conheceram a Igreja do Padroeiro da Cidade Santo Antônio e os Casarões da época do Café .Puderam também apreciar a Cavalaria em homenagem a Santa Rita, padroeira de um bairro próximo a cidade.



No Largo do Rosário, conheceram a história da Santa Casa de Misericórdia, Instituto Santo Antônio e a Igreja do Rosário dos Homens Pretos.


Para finalizar o city tour se dirigiram para o Cemitério local e conheceram o curioso portal com a frase “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”, ainda no final da visita foram agraciados pela poesia de um artista Paraibunense “Joyce” que recitou versos sobre a cidade.

O almoço foi servido no Restaurante Caetê, marcado pela simplicidade, com alimentos do  encontro e influências da vida caipira e da vida caiçara, feitos com produtos regionais.

No período da tarde se dirigiram para o Sitio do Bello foram recepcionados pelo  funcionário do Sitio Donizete, que  preparou uma mesa com frutos da época, uma exposição de fotos e sucos para os turistas.

Devido ao tempo chuvoso não puderam fazer a caminhada pela Trilha Sucupira, mas o jovem Pedro Barbosa deu uma pequena volta pela propriedade para que os turistas conhecessem mais algumas frutas do sitio.

            Para finalizar a visita partiram para o Sitio JM onde foram recepcionados com uma deliciosa moda de viola.

Em seguida e puderam conhecer o espaço de memória da família que conta com vários objetos da época dos tropeiros e tomaram um delicioso café caipira com muitos bolos, doces, queijos e o famoso biscoitinho de polvilho “taradinho”.





Fotos e Textos: Elaine Nogueira 




Nenhum comentário:

Postar um comentário