7 de out de 2014

VISITA CRIANÇAS ESCOLA MARIO CAMPANER - FRUTOS MATA ATLÂNTICA

      No dia 08, 09,10 e 12 de setembro foram feitas  visitas ao Sitio do Bello com 156 crianças e 18 professores e monitores do Ensino Infantil da Escola Mário Campaner de São José dos Campos. A escola tinha como projeto do semestre o tema: Frutas Nativas da Mata Atlântica.
Fizeram as monitorias durantes estes dias os jovens Lucas Henrique, Crislaine e Luana e as Coordenadoras Larissa Neli, Elaine Nogueira e Susanne Fauser.
    A visita teve inicio com o encontro dos monitores e as crianças na entrada do Vale da Fartura. Para chegar à propriedade foi percorrido onze quilômetros de estrada de terra onde os monitores foram falando sobre o histórico da Mata Atlântica, explicando toda influencia do homem através da paisagem como as plantações de eucaliptos, a criação de gado e plantações de cana-de-açúcar.
   Ao chegar ao Sitio foi apresentado para as crianças uma mesa com vários frutos encontrados na propriedade.


   No inicio da visita foi aplicada a primeira dinâmica, onde as crianças precisariam olhar e guardar na memória os três elementos separados e encontrar igual na trilha: um fruto da embaúba, um Cambuci e sementes da paineira.


    As crianças monitoradas tinham entre cinco e seis anos, por isso foi feita uma trilha alternativa no Sitio de aproximadamente duzentos metros, elas passaram pelo viveiro de mudas, seguiram para o pomar de frutíferas e puderam observar algumas arvores frutíferas como pitanga, jaracatiá, abil.


    No meio da trilha foi aplicada uma segunda dinâmica chamada “mapa dos sons”, onde deveriam ficar em silêncio, fechar os olhos, e contar quantos sons ouviram neste tempo.


     Quando chegaram da trilha foram separados em quatro grupos e conheceram os cantinhos da fruta, onde puderam observar a muda, o fruto e o suco das seguintes frutas: Cambuci, jabuticaba, araçá e cabeludinha.
    Para finalizar a visita as crianças lancharam e responderam uma avaliação sobre o que acharam do sitio e outra sobre o que acharam dos monitores, também foi entregue uma avaliação para os professores.
  Durante a visita foi observado um grande interesse das crianças pelas frutas, de inicio uma resistência em provar os sucos, depois de observar os colegas provando, vários aceitaram pelo menos experimentar.


   Outra observação relevante é o relato das crianças que não conhecem as frutas nativas apresentadas, que até possui frutas no cardápio diário, mas nenhuma delas da nossa região como Banana, maçã, laranja.
Texto: Elaine Nogueira

 Fotos: Elaine Nogueira, Lucas Henrique e Larissa Neli

Nenhum comentário:

Postar um comentário