25 de nov de 2014

SESC TAUBATÉ - CHÃO CAIPIRA- BRASILEIRO QUE NEM EU

A Gerência de Programas Socioeducativos de Turismo Social do SESC coordenado por Silvia  Hirao ,  esteve visitando Paraibuna em janeiro com o objetivo de estar conhecendo o potencial turístico e os produtos para a criação de novos roteiros, a partir dessa visita elaboram um material sobre Paraibuna, e criaram um roteiro que fez parte do Projeto “Brasileiro que nem eu”
A primeira visita deste projeto foi feita com a Unidade SESC Taubaté no dia 11 de outubro de 2014, estiveram presentes neste dia 42 turistas.
 Fizeram a recepção deste grupo  Elaine Nogueira, Susanne  e os jovens Pedro e Lucas Rogério, o nosso monitor “mais brasileiro que nem eu”: Otavio Fonseca.
O dia teve inicio  no Mercado Suzana onde foram recebidos com um “Café Caipira” servido no fogão a lenha.


Foi feito um bate papo com os turistas: Elaine Nogueira falou sobre o Instituto H&H Fauser e sobre o trabalho com turismo que vem sendo desenvolvido pelo Instituto na cidade desde 2008, em seguida Suzana proprietária do local falou sobre sua paixão pela culinária, seus negócio e sobre suas origens mineiras.


Em seguida o grupo rumou para o  City Tour, guiados pelo Jovem Pedro Barbosa, a  primeira parada foi na Praça do Rosário, depois passaram pela Praça da Matriz onde puderam conhecer a Igreja de Santo Antônio e a Fundação Cultural, onde foram recebidos por Claudio Querozque falou um pouco sore seu trabalho.


Logo após seguiram para a Praça do Mercado onde conheceram um pouco mais da história de Paraibuna e puderam comprar vários produtos regionais no Mercado Municipal.
Neste dia o grupo Chão Caipira estava preparando paçoca. Os turistas tiveram a chance de ajudar a fazer e provar a paçoca com banana.


Para finalizar o período da manhã o grupo foi almoçar no Restaurante Caete mais uma opção de atrativo não somente como alimentação, mas também pelo espaço muito agradável. 


Neste dia também tiveram a oportunidade de ouvir algumas declamações do poeta paraibunense “Joyce”.


No período da tarde o grupo conheceram o Sitio do Bello, a Trilha Sucupira, andaram pelo pomar de frutíferas e experimentaram alguns  sucos de frutas nativas.
Para finalizar o dia conheceram o Sitio JM, onde foram recebidos pelo proprietário Messias, com um cafezinho caipira e que  falou sobre suas ideias, projetos e sua vontade de trabalhar com alimentação servindo uma comida típica da região.



 Ao som de moda de viola com Denis Silva, Luizão e Dedé Mesquita.


 Texto: Elaine Nogueira  
 Fotos: Lucas Rogério


Nenhum comentário:

Postar um comentário