24 de jun de 2015

VISITA SESC RIBERÃO PRETO CHÃO CAIPIRA

      Nos dias 19, 20 e 21 de junho 34  turistas e um guia  de Ribeirão Preto estiveram em Paraibuna.

19 de junho:
    O grupo chegou a Paraibuna na sexta-feira dia 19 de junho por volta do meio dia.  Neste dia a organização da monitoria do grupo contou com a presença das Turismólogas Elaine Nogueira e Susi Fauser e o jovens  monitores  Pedro e Diana.
    A primeira parada foi no pesqueiro "Mandizeiro"  onde  almoçaram, logo após conheceram a loja de fábrica dos Queijos Rosas, onde foram recepcionados pelo proprietário “Betinho” que falou sobre sua historia .










     No período da tarde vieram para o centro da cidade para o City Tour, conheceram a Praça do Rosário, passaram pela Praça da Matriz, conheceram a Igreja de Santo Antônio e o Prédio da Fundação Cultural, desceram para a Praça do Mercado. Encantaram-se com nossos produtos e com nosso comércio e a história do mercadão, aproveitando a oportunidade para comprar produtos típicos da região.




    Terminaram o dia em Paraibuna com o Delicioso Café Chão Caipira preparado pela D. Irene e Sr. Bernardo servido na Cozinha Caipira ao som dos Violeiros Denis e Douglas acompanhado do Sanfoneiro Dedé Mesquita.  



   Em seguida partiram para Taubaté onde ficaram hospedados

20 de junho:
    No dia 20 de junho o grupo chegou a Paraibuna por voltadas dez horas.  Neste dia a organização da monitoria do grupo contou com a presença das Turismólogas Elaine Nogueira e Susi Fauser e os jovens monitores  Lucas e Diana.   
   Neste dia  foram direto para o Restaurante Fazenda da Comadre,  todos se reuniram  em um salão reservado onde eram esperados por José Joaquim, mais conhecido como Jotinha, que montou a estrutura do seu alambique  e falou sobre  a produção da cachaça onde os turistas  ouviram a explicação  sobre  o processo de fabricação desde a matéria-prima, passando pelas dornas e a fermentação, seguindo para a serpentina por onde a cachaça é resfriada  e onde ela termina. Foi aberto um tempo para degustação e compras dos produtos do sítio.


   Logo após as pessoas tiveram um tempo livre para explorar os atrativos do restaurante, puderam andar a cavalo e de boi, fizeram compras, descansaram no Parquinho, andaram de charrete e apreciaram os animais do local entre eles o avestruz. Para finalizar amanhã almoçaram a deliciosa comida caipira com direito a vários tipos de sobremesa da roça também.





   No período da tarde foram conhecer a Fazenda Valssugana, onde foram recebidos pelo proprietário Fabiano, que contou um pouco sobre a história do café e da propriedade, levou o grupo para conhecer a casa dos colonos, a sede e o museu. Depois tiveram um tempo para compra de produtos e tomaram um lanche com direito a bolo de café e suco de Cambuci.



   Para finalizar o dia foram agraciados com o café caipira no Mercado da Suzana ao som novamente de Denis e Douglas acompanhado do Sanfoneiro Dedé Mesquita. 



21 de junho:
   O grupo chegou a Paraibuna por voltadas nove horas e rumou para o Sitio do Bello.  Neste dia a organização da monitoria do grupo contou com a presença das Turismólogas  Elaine Nogueira e Susi Fauser e dos jovens monitores “Sr. Otávio”, Lucas e Diana.
  Ao chegarem ao Sitio foi feito um bate papo com o responsável pela Propriedade Donizete que falou sobre a história do Sitio e exemplificou o grande numero de frutos através de uma mesa  com frutos encontrados na propriedade.


   Devido à chuva foi feita apenas um pedaço da Trilha Jaracatiá, andaram pelo pomar de frutíferas, em seguida experimentaram os sucos de frutas nativas, puderam comprar também alguns produtos do Sitio como geleia e polpa de frutas.




  Depois o grupo conheceu o Sítio JJ que trabalha com produtos derivados da cana de açúcar, desceram até o alambique, puderam provar “Caldo de cana” moída na hora. Observaram como é feito o melado, sempre acompanhados do proprietário Jotinha, ao voltarem para a sede puderam adquirir produtos da propriedade.




   O Almoço foi servido no Sitio JM, que contou com um “delicioso fogado” prato típico da nossa região, carne seca na moranga, abobrinha recheada, suco de frutas nativas e sobremesa.


   O passeio deixou em todos uma sensação de dever cumprido e uma saudade imensa de um grupo que aceitou a proposta de experimentar três dias muito bem vividos no ”Chão Caipira”.  
   Confira as fotos no facebook:1º DIA- SESC RIBERÃO PRETO
                                                 2º DIA- SESC RIBERÃO PRETO
                                                 3º DIA -SESC RIBERÃO PRETO
   

Texto: Elaine Nogueira
   Fotos:Lucas ,Diana e Elaine 




Nenhum comentário:

Postar um comentário