29 de set de 2015

GRUPO DE TURISMO APECATU NO CHÃO CAIPIRA E FRUTAS NATIVAS.

Em 27 de Setembro de 2015, 33 pessoas do Grupo de Turismo Apecatu Comunidade, constituído em sua maior parte por diversos guias de turismo, agentes de viagens, representantes da rede hoteleira e empresas de transporte público e fretamento, que detém como premissa compartilhar novos implementos turísticos e proporcionar o resgate de “vestígios culturais e costumes endêmicos” visitou a exuberante e charmosa cidade de Paraibuna, deliciando-se com a simpatia de seus moradores, o glamour de suas estreitas ruas embebidas em multifaces da história paulistana e a efervescente cultura regional interiorana na zona rural, com sua diversidade intelectual e gastronômica.


O primeiro atrativo do roteiro “De volta para minha terra! – Apecatu” foi à visita ao Centro Histórico da Cidade de Paraibua, conhecendo seus principais pontos turísticos: O charmoso Largo das Fontes Iluminadas, a inusitada Bica de Paraibuna, o multe-fascinante Mercado Municipal, eclética Igreja Matriz do Padroeiro da Cidade Santo Antônio, a excepcional Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.





Na hora do almoço, o Grupo de Turismo Apecatu Comunidade se dirigiu a zona rural do município, onde saboreou a gastronomia regional interiorana, provando o prato típico “fogado” e as demais delícias preparadas em fogão a lenha pelo Sr. Messias-Sítio JM, em um ambiente absolutamente acolhedor e revigorante ao corpo e alma.



O segundo atrativo do roteiro ocorreu na visita ao Sítio Bello, onde o grupo pôde aprender, reconhecer e degustar frutas nativas da região do Vale do Paraíba e Mata Atlântica. No Sítio, teve-se a oportunidade de realizar a Trilha Sucupira e conhecer a Agrofloresta implementada na propriedade a cerca de 10 anos.   



Ao final da tarde, o grupo conheceu o Sítio do Jotinha, onde são produzidos diversos produtos derivados da cana de açúcar, como: Melado, rapadura, cachaça. O destaque foi à explanação “passo a passo” da produção do melado, desde a moagem da cana, passando pelo cozimento em tachos de cobre, até o envasamento.
Para encerrar o dia, o grupo se esbaldou com um agradável e delicioso “café da tarde caipira” na varanda do Sítio do Jotinha, regrada por uma deliciosa e refrescante chuva da tarde, ao “som de violeiros” regionais.     

                                                  

O Grupo de Turismo Apecatu Comunidade (Apecatu – Que na língua Tupi-Guarani significa “um bom caminho”) agradece a todos do Instituto H&H Fauser para o Desenvolvimento Sustentável e a Cultura, pela organização, implementação e apoio oferecido ao Roteiro “Tradição e Frutas Nativas da Mata Atlântica”, pois sem vocês, naturalmente, ficaríamos a mercê de não conhecermos todos os atrativos da cidade de Paraibuna. Portanto, ainda que singelo, nosso muito obrigado!!!
  

Confira as fotos nossas fotos na pagina do  facebook do  Instituto H &H Fauser  Apecatu no Chão Caipira e Frutas Nativas.

Texto: Jurandi
Fotos: Lucas Rogério e Elaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário