9 de nov de 2015

SESC CONSOLAÇÃO FRUTAS NATIVAS NO CHÃO CAIPIRA.

     No dia 07 de novembro de 2015, trinta e oito Paulistas e um guia do Sesc Consolação visitaram a cidade de Paraibuna,  destaque para D. Idalina que tem 93 anos e voltou pela terceira vez  a cidade de Paraibuna.
    Os turistas chegaram por volta das 9h foram recepcionados pelas Turismólogas Elaine e Suanne Fauser, Sr. Otávio e os jovens Lucas Rogério e Diana no Mercado da Suzana. Tomaram um café caipira com bolos, pão de queijos, sucos e geleias, a base de produtos orgânicos e também puderam conhecer o espaço com artesanato de madeira de demolição, ferro e tear manual.


    Após o café realizou-se o City Tour, com inicio Bica D`Agua, seguiram para o Largo do Mercado, onde se encontra o prédio construído em forma de barracão que abriga lojas, restaurantes, armazéns que oferecem uma infinidade de produtos. 


   Depois foram  para a  Praça da Matriz conheceram a Igreja do Padroeiro da Cidade Santo Antônio, os Casarões da época do Café .



    O almoço foi servido no Sitio JM, comida caipira no Fogão a Lenha. Foi oferecido uma grande variedade de pratos típicos da região entre eles o tradicional “Fogado”, frango caipira, purê de cará, batata doce frita , abobrinha recheada, regada a suco de uvaias e jabuticaba e para fechar de sobremesa doce de abobora, cocada cremosa, pudim de leite e uma pasta de amendoim com hortelã.


No período da tarde conheceram o Sitio do Bello, na chegada puderam conhecer a história do Sitio e uma mesa com uma grande variedade de frutos do Sitio. Em seguida fizeram a trilha do Cambuci e puderam colher  grumixama, garcinia e acerola no pé, para finalizar a visita no Sitio  provaram os sucos  de frutas Nativas.


    Ao final da tarde, o grupo conheceu o Sítio do Jotinha, onde são produzidos diversos produtos derivados da cana de açúcar, como: Melado, rapadura, cachaça. O destaque foi à explanação “passo a passo” da produção do melado, desde a moagem da cana, passando pelo cozimento em tachos de cobre, até o envasamento.



     Para encerrar o dia, o grupo se esbaldou com um agradável e delicioso “café da tarde caipira” na varanda do Sítio  Jotinha, preparado pela Fabiana,  ao “som de violeiros” regionais.  
Confira as fotos  no Facebook do Instituto H&H Fauser: SESC Consolação - Frutas Nativas no Chão Caipira.




Texto: Elaine Nogueira

Fotos: Lucas Rogério

Nenhum comentário:

Postar um comentário