26 de abr de 2017

Visita da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do SescSP



A Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do SescSP por indicação do SESC Taubaté esteve em Paraibuna no Vale da Fartura no dia 11 de Março. Vieram com a intenção de conhecer um pouco do Instituto H&H Fauser e vivenciar na prática o Turismo como é realizado pela ONG e seus parceiros.
Ana Emilia , Julio Erico e Gabriela Ferreira foram recepcionados por Carlos Alberto, Elaine Nogueira, Larissa Neli, o PJ formado Pedro Barbosa e os parceiros e proprietários rurais Jotinha e Neide.
 A equipe do SESC conheceu primeiro o Sítio do JJ, onde tiveram um bom (e demorado) “dedinho de prosa” sobre a criação, o trabalho do Instituto H&H Fauser, as atividades com a comunidade de Paraibuna, as parcerias locais, o Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social/PJ-MAIS , o Turismo Sustentável e o projeto Viveiro Escola.
Fizeram também o percurso que o turista realiza pelo Sitio do JJ e conheceram a forma como se mói a cana e faz o melado e rapadura, e também no percurso avistaram parte do projeto de recuperação da Mata Ciliar realizado com sucesso na propriedade.



Logo após se dirigiram ao Sítio do Bello onde o responsável pelo manejo do sítio Donnizeti estava preparado para mostrar a propriedade, ele demonstrou a mesa de frutas, falou sobre a diversidade de árvores nativas, a maneira como é realizada a conservação do sítio, as frutas e os produtos que são gerados.  Após um passeio guiado pelo Pedro Barbosa onde puderam conhecer parte da propriedade e suas árvores, o grupo se deliciou com os sucos das polpas de frutas nativas.



Depois desse rico passeio e muita conversa, o almoço foi servido na propriedade do Messias, o sítio do JM, a comida sempre deliciosa e variada encantou os visitantes e proporcionou um início de tarde bem do jeito caipira, o ambiente aconchegante e bem decorado complementou a visita, com direito a suco de Cambuci e Doce de Abóbora de sobremesa.



Por fim o grupo visitou a escola EMEF “Irmã Irene Alves Lopes” onde está localizado o “Viveiro Escola Raiz do Aprender,” e o Pedro Barboza e Elaine Nogueira puderam contar um pouco mais da trajetória do projeto que se tornou política publica no município. 

Por essas iniciativas o Instituto H&H Fauser foi selecionado para participar da Mostra de Iniciativas Socioambientais proposta pelo Sesc São Paulo a realizar-se no Sesc Vila Mariana de 31.05.17 a 04.06.17, destacando e reconhecendo toda a trajetória de dedicação e trabalho Sócio Ambiental da OSCIP.






Nenhum comentário:

Postar um comentário