28 de jun de 2017

Turismo no Chão Caipira com o Sesc Taubaté - Idéias e Ações para um novo tempo SESC


Domingo 25/06 foi mais um ótimo dia de passeio em Paraibuna, um céu azul e um dia ensolarado agraciaram a vinda do grupo do SESC Taubaté.
Monitorados pela Turismóloga Elaine Nogueira, pela jovem Débora Antunes, Susi Fauser e Larissa Faria, o grupo ainda teve a ilustre companhia do caipira Otávio Fonseca.  

O ônibus chegou por volta das 10H30 e todos foram encaminhados para Bica d’agua , onde ouviram um pouco sobre a história da cidade de Paraibuna e sobre o Mercadão. Logo após as pessoas seguiram para o Mercadão onde puderam saborear o folclórico Pastel do Manezinho, ouvir umas modas de viola, e degustar a paçoca socada no pilão de madeira.


O grupo então seguiu até o prédio histórico da prefeitura municipal e depois para o Largo da Matriz, e conheceram a história da antiga cadeia, da igreja de Santo Antônio, dos Casarões da praça, e até procuraram o azulejo do “peixinho de cabeça pra baixo”, reza lenda que quem o encontra, casa-se logo no mesmo ano, e olha, saiu bastante gente fazendo planos.


O almoço foi servido no Sítio do JM no Vale da Fartura, um delicioso fogado, nhoque de batata doce, batatas com alecrim fizeram parte do cardápio, repleto de temperos tradicionais da culinária típica caipira. Foi servido também suco de Cambuci e de Maracujá, e de sobremesa o já tradicional mousse de Cambuci e outros doces caseiros.  



Já no Sítio do Bello o Donizetti explicou a todos sobre as árvores nativas e frutíferas, e conheceram algumas frutas da região da Mata Atlântica. Fizeram também uma trilha onde puderam observar o pomar de frutíferas e a Mata Ciliar da propriedade.


Para completar esse dia repleto de atividades os turistas do Sesc-Taubaté foram até o Sítio do Jotinha, onde tomaram garapa e conheceram o processo de fazer o melado da cana.


Por fim, lá mesmo no sítio do Jotinha todos tomaram um delicioso café da tarde e dançaram ao som da Moda de Viola tocada ao vivo por violeiros da região.   



 Texto: Larissa Faria
Fotos: Larissa Faria
           Elaine Nogueira



Nenhum comentário:

Postar um comentário